segunda-feira, 4 de junho de 2007

LENTES POLARIZADAS

FILTRO POLARIZANTE – Uma breve história



O conceito da luz polarizada com película sintética foi a idéia de Edwin Land, que se tornaria famoso, mais tarde, com a invenção da fotografia imediata com sua câmera Polaroid.
O conceito original de Land, para sua película polarizante sintética, era eliminar o brilho dos faróis dos automóveis colocando filtros polarizantes sobre os faróis e incorporando outro filtro polarizado nos pára-brisas dos carros. Essa idéia não foi aceita pelos fabricantes de veículos em face do alto custo.

Sua idéia seguinte (e melhor) foi incorporar seu filtro nos óculos solares. Para convencer a American Optical (AO) - maior fabricante de óculos do mundo na época (1937) - Land convidou os diretores para uma demonstração em um hotel de Boston.
Colocando um tanque dos peixes sob a luz solar direta pediu que os diretores da AO olhassem os peixes, mas em função da forte luz, muito pouco pode ser visto. Entregou-lhes, então, folhas de película polarizada e pediu que olhassem outra vez. Os peixes tornaram-se imediatamente visíveis.
Logo em seguida ao evento, a AO assinou um contrato para fazer os primeiros óculos solares polarizados. As primeiras lentes polarizadas foram feitas de duas folhas de cristal entremeadas por uma película polarizante. O sistema ótico era questionável e a “delaminação” era um problema constante. Apesar disto, esta novidade óptica, tornou-se muito popular.









Princípios do Polarização

Podemos dizer que as lentes polarizadas agem como uma veneziana de modo que permitem a entrada de luz apenas em uma direção específica. Assim, o efeito polarizante consiste em eliminar o brilho horizontal que emana de diversas superfícies, tais como: superfície da água, estradas, neve, espelhos, carroceria de carros, etc...
Um fato importante é que as lentes polarizadas devem ser corretamente orientadas na armação, de modo que as lentes obstruam a luz refletida horizontal (como visto na figura).






APLICAÇÕES:
A obstrução da luz horizontal confere às lentes polarizadas uma proteção superior o que permite grande aplicabilidade em diversas atividades, tais como:








Dirigir: os óculos solares polarizados beneficiam dirigir qualquer tipo do veículo.


Esportes Náuticos: obstruir o brilho da luz solar refletida na superfície da água é um dos usos mais populares do efeito polarizante.









Vôo: Em aviões de pequeno porte o uso é largamente difundido – contudo não pode ser empregado pelos pilotos de grandes aeronaves, visto que a maioria dos aviões modernos já possui pára-brisas polarizados. O que poderia causar stress visual aos pilotos.


Esportes ao ar livre: Em qualquer atividade ao ar livre o uso das lentes polarizadas é aconselhável, quer se esteja sob o sol do trópico ou sob as baixas temperaturas dos montes nevados.


É sempre bom lembrar que as condições especiais de luminosidade (tais como: neve e deserto) exigem proteção extra para os olhos, já que o brilho da neve ou de areias muito claras pode causar cegueira.


Virtualmente toda a atividade ao ar livre é mais agradável com as lentes solares polarizadas!



Cores disponíveis
Eis as cores que podem ser requisitadas em lentes polarizadas:

CR-39
O cinza A/C, Marrom A/C, amarelo, laranja, vermelho, violeta, azul, verde, Melanina cinza clássico, cobre

Cristal
O cinza A/ C, Marrom A /C, amarelo, laranja, vermelho, violeta, azul, verde, cinza clássico, cobre

Policarbonato
Cinza C, Marrom C

Resina 1,56
O cinza A/C, Marrom A/ C, amarelo, laranja, vermelho, violeta, azul, verde, Melanina, cinza clássico, cobre

Resina 1.60
O cinza A/ C, Marron A/ C



Obs: Muitas destas cores não estão disponíveis no Brasil, sendo produzidas apenas por fabricantes de atividades especiais, tais como caça, esportes de inverno, esportes náuticos, etc...


Principais tipos de lentes polarizadas
Importante lembrar que não é possível obter o efeito polarizante sem que haja uma película que confira cor às lentes. Assim, não há lente polarizada incolor!
A maioria das cores usadas são produzidas em duas densidades -- “A” (o mais claro) e “C” (o mais escuro). Sendo que quanto mais intensa for a coloração, mais eficiente será o efeito polarizante!









Vejamos então as principais cores disponíveis:
Cinza A
O cinza transmite cores uniformente, não interferindo em nenhuma das outras cores do espectro. O cinza A é bom para dias nublados.


Cinza C
Este é o tom mais empregado em lentes polarizadas ( 65% nos Estados Unidos - no Brasil não há estudos a respeito, contudo não deve haver grande variação). O cinza é recomendado para “a pesca da água azul” (oceano ou lagos profundos).


Marrom A
Esta opção mais clara do marrom tem um excelente aspecto cosmético. O Marrom A é uma lente excelente para a prática do golf ou do esqui por dias nublados.


Marrom C
O marrom fornece a percepção melhorada do contraste e de profundidade. Uma boa escolha para a pesca em águas rasas. Esta lente tem sua melhor performance para quem deseja conforto na direção em estradas, pois aumenta o contraste.


Amarelo
Esta cor fornece o aumento máximo no contraste e bloqueia a luz azul. Escolhido freqüentemente por praticantes de tiro esportivo. Também usado na direção em dias chuvosos e/ou nublados e em condições de baixa luminosidade.


Alaranjado
Com aplicações semelhantes ao polarizado amarelo, muito usado nos EUA para caça em bosques e tiro em alvos coloridos.

Vermelho
O vermelho é uma cor vibrante que aumenta o contraste. Não deve ser usado em circunstâncias de muita luz.


Verde
Melhoria ligeira do contraste sobre a cor cinzenta. Mantem o equilíbrio entre as cores. Usado para o tênis, dirigir e o golfe assim como em quaisquer outras atividades que permitam o uso de óculos solares.


Lentes polarizadas no Ponto de Venda:
Como fazer para melhorar o desempenho das vendas de óculos com lentes polarizadas?
A resposta a esta questão passa obrigatoriamente pelo conhecimento dos benefícios das lentes polarizadas, que podemos resumir da seguinte forma:
· Reduzem o excesso de luz
· Reduzem o brilho refletido
· Aumentam a sensibilidade ao contraste

Os óculos polarizados oferecem 2 vantagens, no momento da venda:
Mostrar na prática a diferença entre um solar normal e outro polarizado no momento do atendimento é um argumento irrefutável. Para isso utilize os meios existentes, quer a luz natural (no caso de lojas de rua) quer os aparelhos de demonstração disponíveis no mercado.
Os consumidores compreendem que os óculos solares não são todos iguais e passam a entender o alto desempenho das lentes polarizadas, assim o consumidor passa a valorizar as lentes “high-tech”, dando menor importância à diferença de preços.









Conclusão
Vender óculos de sol com lentes polarizadas não requer nenhuma habilidade especial. Requer a compreensão de como as lentes polarizadas trabalham e a capacidade de explicar ao cliente este processo.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Sampaio, como vai? Poderia entrar em contato comigo?
Telefone 11 3403.2212, meu nome é Fabrício, empresa Nexus Eventos.

Abraço